A quantos metros protege o para-raios?
Os para raios são instrumentos muito úteis para prevenir danos.
São pequenas instalações metálicas que podem ser instaladas no topo de edifícios para prevenir que naquela zona, não haja grandes danos físicos ou materiais em redor. Embora não tenham a capacidade de atrair os raios na sua direção, mas sim de oferecer uma possibilidade aos raios de o atravessar até à Terra, conduzindo assim à descarga elétrica. O material usado, tem que ter uma grande resistência a descargas elétricas para não correr o risco de queimar ou derreter com uma descarga. Pode ser cobre, alumínio ou alguns tipo de aço.
Agora a questão principal reside em “A quantos metros pode proteger um para raios?”. A resposta é simples. Depende de vários fatores. Por exemplo da altura a que é instalado. Pode-se dizer com certezas que protege numa área de 20 até 60 metros. Atua em formato de cone em seu redor, desde a ponta mais alta do para-raios, até ao chão. Ou seja, num edifício de 20 metros, o para-raios oferece uma proteção eficaz num cone de aproximadamente 20 metros em redor do edifício. Depende ainda do tipo de para-raios. Esta é a forma simples de explicar.
Apesar de oferecer uma grande proteção contra danos físicos, o para-raios não protege o dano de equipamentos elétricos a cada descarga. Alguns cuidados básicos, continuam a ter que ser necessários mesmo após a instalação.
Caso esteja interessado em saber mais, pode sempre contactar-nos. Teremos todo o gosto em tirar as suas dúvidas e ajuda-lo. Instalamos para-raios em portugal. Tenha a engenharia personalizada à sua medida.